quinta-feira, 6 de outubro de 2011

12 Horas de Tarumã: 31 edições de muita história.

Seja bem-vindo a este espaço que publicará notícias das 12 Horas de Tarumã, criado por este piloto e apaixonado por automobilismo que vos fala, Niltão Amaral. A primeira vez que tive contato com a prova foi em 1986, aos 7 anos de idade, prova vencida pelo Passat de Waldir Buneder/Anor Friedrich/Serge Buchrieser. A prova ficou voltava a ser realizada após um lapso de 10 anos, período no qual, devido à crise do petróleo, as provas de longa duração foram proibidas pelo governo.

A transição: das ruas da zona sul de Porto Alegre...

...para as coxilhas do circuito viamonense. Destaque para o Rosito de lado, e para o público.

A primeira edição desta, que é a prova de longa duração mais tradicional em atividade no Brasil, organizada pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, aconteceu no ano de 1971, vencida por Pedro Vitor De Lamare/Carlos Moraes/José Luiz de Marchi, com um Opala, no recém inaugurado Autódromo Internacional de Tarumã. Foi a transição da fase das corridas de rua, cuja primeira 12 Horas ocorreu em 1962, no circuito Cavalhada-Vila Nova, vencida pela lenda Breno Fornari/Afonso Hoch, a bordo de um Simca.

Grande diferença de velocidade entre os ponteiros de 1971...

...e os de 2010.

De lá pra cá, muita coisa mudou. Em 1971 o Opala virava 1min22s887, média 121,96 Km/h, já em 2010 o protótipo MRX Audi Turbo cravou melhor tempo do final de semana em 59s697, com a impressionante média de 163,71 Km/h. A entrada dos protótipos na competição, aliás, ocorreu em 1994, tendo os Aldees passado a dominar a competição, alguns anos após gradualmente substituídos pelos Spyders e pelo gaúcho MCR/MRX, da Metal Moro, carros estes que, em versão turbinada, atingem 230 km/h na reta de Tarumã. Em 1997, porém, já em meio a esta hegemonia, ocorreu a última vitória, na geral, de um carro de turismo: o Escort #32 de Marx/V.H. Castro/L. Ribas/R. Ribas tomou o trono dos protótipos.

O aumento no número de voltas percorridas, fruto do aumento da média horária dos carros, também impressiona. Em 1971 foram percorridas pelo líder 466 voltas, contra 547 em 2008.

Edição 2010 largou ao meio-dia, mas mudança não foi aprovada

Tradicional equipe MC festejou primeira vitória nas 12 Horas 2010

Em termos de mudanças, o ano de 2010 marcou uma experiência que não foi recebida pela imensa maioria dos apaixonados por automobilismo do estado do RS, tanto pilotos quanto preparadores e público: a largada, que sempre ocorria à meia-noite do sábado para domingo, foi mudada para o meio-dia de sábado, provocando baixo número de inscrições e alto número de quebras, devido à maior parte da prova ter transcorrido sob forte calor. Vitória, pela primeira vez, da tradicional equipe MC Tubarão com seu protótipo #5, pilotado por Tiel Andrade/Bruno Justo/Ventre, apesar de o carro ter tido problemas na largada e saído em último.

Largada de 12 Horas tem que ser à meia-noite

Show de fogos na largada é espetáculo à parte

Carros mergulham na curva 1, madrugada adentro

Em 2011, a prova volta ao seu horário tradicional, proporcionando a espetacular largada sob queima de fogos e a serpente luminosa, que clareiam as coxilhas de Viamão. Cogitou-se a mudança da prova para uma semana antes, mas foi confirmada a prova para o dia 10 de dezembro.

Não esquecendo que haverá prova da COPA CLASSIC, os "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho, preliminar às 12 Horas.

Então é isso, gauchada! Vão preparando aquela costela buenacha e acompanhem as notícias da prova mais querida pelos gaúchos, aqui no blog 12 HORAS DE TARUMÃ - POR NILTÃO AMARAL.

2 comentários:

  1. parabéns niltão pelo belo blog ...vou te incentivar muito cara ...pois faltam muitas noticias em muitos meios das 12 horas

    parabéns

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  2. MAIS UMA GRANDE INICIATIVA DESTE PIÁ NILTÃO PASSATÃO QUE È LOUCO POR CORRIDAS ATÉ DE CARRINHO DE LOMBA ! Parabéns amigo continue fazendo do esporte motor a sua paixão .

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